EEEP José Ciro Nogueira Machado realiza ações preparatórias para OBA e MOBFOG

15 de maio de 2023 - 15:30

A EEEP José Ciro Nogueira Machado realizou entre os dias 08 e 11 de maio uma série de ações de divulgação científica, combate ao discurso anticiência e preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Na última quarta-feira (10/05), os alunos assistiram à palestra “Dê ‘vuadôra’ na terra plana”, ministrada pelo professor Dr. Makarius Oliveira Tahim, docente do curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Quixadá. Makarius, que é doutor em Física, trouxe para os estudantes evidências científicas do formato esférico da terra de forma divertida e vestido de super-herói.

Na quinta-feira (11/05), foram realizadas visitas ao Planetário Itinerante do curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Iguatu. Na oportunidade, três acadêmicos de Física da UECE que fazem parte Grupo de Estudos em Astronomia Zênite (GEAZ) montaram o planetário na escola e realizaram demonstrações de astros e planetas.

Além dessas ações, os professores Anderson Oliveira, Cleginaldo Moreira e João Agaci realizaram aulas preparatórias e oficinas de construção de foguetes com os alunos interessados em participar da OBA e da MOBFOG.

A ação desenvolvida na EEEP José Ciro Nogueira Machado teve parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 14), Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) Campus Quixadá e de Iguatu.