Crede 14 e SEDUC Fortalecem Compromisso com Equidade de Gênero e Proteção das Mulheres em 2024, seguindo a temática norteadora.

27 de março de 2024 - 09:58

A Crede 14, em parceria com a Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil (Sexec-EDH) e a Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH), está comprometida em promover a equidade de gênero e a proteção das mulheres ao longo do ano de 2024 na área de educação.
Com o objetivo de capacitar e sensibilizar os técnicos, servidores e equipe da Regional, a Crede 14 e a SEDUC concentram esforços em uma formação intensiva sobre equidade de gênero e proteção às mulheres junto a nossa rede escolar. Esta iniciativa não apenas conscientiza, mas também fornece ferramentas práticas para a promoção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos.
Neste contexto, a temática norteadora para o ano de 2024 em relação à Seduc será a equidade de gênero e a proteção das mulheres. Através de diálogos abertos, formações interativas e recursos educacionais relevantes, a Crede 14 e seus parceiros se comprometem a promover uma cultura que difunda a equidade de gênero e o conhecimento que se faz necessário todos os dias sobre ela .

Na fala inspiradora da Profa. Dra. Silvia da COEDH/SEDUC, uma verdade se fez evidente: entender as relações de gênero é mais do que essencial na jornada educacional. Em um momento marcante durante a SEDUC 2024, ela enfatizou como essa compreensão é fundamental para o nosso caminho junto a toda a rede e comunidade escolar, ampliando a todo momento sua fala a diversidade cultural que permeia o mundo, e que isso é bom.

Além disso, a técnica e Profa. Silvia da COEDH/SEDUC, ressaltou a importância de tod@s na formação em compreenderem essa temática e replicá-la não apenas nas escolas, mas também nas comunidades como um todo. Suas palavras ecoam como um chamado à ação, lembrando-nos de que a mudança começa em nós mesmos e se espalha para além das paredes das salas de aula. A partir disso devemos nos comprometer a ser agentes de transformação, levando adiante essa importante mensagem e promovendo uma cultura de respeito, igualdade equitativa e empatia em cada interação, em cada espaço que ocupamos junto a questão de gênero.

Seguindo essa linha de ação, o técnico e Prof. Dr. Wellington da COEDH/SEDUC trouxe esclarecimentos cruciais sobre como o ‘machismo’ estrutural continua a afetar as relações com as mulheres na atualidade. Sua análise profunda evidenciou a urgência de desconstruir padrões para que possamos abordar com sensatez, e reconhecer e combater essas estruturas enraizadas é fundamental para promover uma sociedade mais justa, igualitária e equitativa para todos.
Ao finalizar o evento, o Coordenador da Crede 14. Prof. Cristiano Costa, agradeceu a tod@s, e reafirmou seu compromisso de bem estabelecer as parcerias junto à comunidade escolar.

Fonte: AGI/ CEDEA.