Estudantes da EEEP José Ciro Nogueira Machado, de Solonópole, são destaque na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

16 de julho de 2024 - 16:46

Uma equipe de estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional José Ciro Nogueira Machado conquistou o primeiro lugar nacional na categoria 5 (Igualdade deGênero) da Olimpíada Brasileira de Tecnologia. A competição há uma premiação geral, com medalhas de ouro, prata e bronze, e também premiações por categoria, totalizando 17 categorias que correspondem aos objetivos de sustentabilidade da ONU.

A equipe vencedora é composta por Bianca Pinheiro Silva, Letícia Oliveira de Lima, Maria Beatriz de Oliveira Silva, Thavyne Fany Oliveira Pinheiro, João Vitor dos Santos, da turma 2º C, e Maria Sabrina Moreira, do 1º C. Todos os alunos estão matriculados no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola. O projeto desenvolvido, denominado “Projeto Atena”, resultou na criação do aplicativo “Melhores Juntas”. O aplicativo cataloga dados sobre violência contra a mulher, colhendoinformações sobre a incidência municipal de diversas formas de violência. Através do software, será possível obter suporte para denúncias, com links diretos para a Polícia Militar e Delegacia, e para serviços de atendimento psicológico, em parceria com o CAPS do município de Solonópole.

Além da equipe vencedora, outras duas equipes da mesma escola também figuram entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Tecnologia:

Equipe Doe Mais+: Formada por Maks Ronnyel Iginio Pinheiro, Wendel Ravik Lins Rodrigues, Francisco Edson da Silva Freitas, Wansley da Silva Freitas, Simon Breno Freitas Pinheiro e Thiago Lima Pinheiro, da turma 2º C, curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Eles desenvolveram o aplicativo “Doe Mais+”, que visa informar e incentivar a doação de sangue, medula e órgãos. Além das informações, será possível direcionar os usuários às instituições responsáveis. A equipe destacou-se nas tarefas de criação do app, prova de raciocínio lógico, vídeo informativo, resumo e prova de programação em HTML, ficando entre as 10 melhores do país nesta última.

Equipe Ouvidoria Geral: Composta por Jhonatan Pinheiro de Oliveira, Francisco Ruan da Silva Nascimento, Kaua Pinheiro Barbosa, Caue da Silva Costa, do 3º B, Ryan Lopes Lima, do 2º C, e Luís Felipe Cavalcante Costa, do 1º C, todos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O aplicativo “Ouvidoria Geral” se propõe a ser um sistema que centraliza reclamações, dúvidas, elogios e sugestões sobre diversos serviços públicos e privados, encaminhando-as para as instituições responsáveis. A equipe também se destacou nas mesmas tarefas, ficando entre as 10 melhores do país na prova de programação em HTML. As equipes contaram com o incentivo e suporte do professor Raimundo Wilson da Silva Júnior, docente do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola.

As equipes contaram com o incentivo e suporte do professor Raimundo Wilson da Silva Júnior, docente do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola.

Fonte: EEEP José Ciro Nogueira Machado