Estudantes da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira representarão o Ceará na FEBRACE 2024

15 de março de 2024 - 09:51

Estudantes da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira, localizada na cidade de Pedra Branca – CE, irão compor o grupo que representará o Ceará na FEBRACE 2024, que será realizada de 18 a 22 de março no Inova USP – Campus da USP, em São Paulo.
A FEBRACE, conhecida como Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, é um importante programa voltado para o desenvolvimento e reconhecimento de talentos em ciências e engenharia. Seu principal objetivo é fomentar a cultura científica, promover a investigação, incentivar a inovação e estimular o empreendedorismo entre jovens e educadores da educação básica e técnica em todo o Brasil. Este evento reúne estudantes de diversas regiões do país e proporciona uma ampla mostra de projetos científicos e tecnológicos.
A FEBRACE organiza suas categorias e subcategorias com base na Tabela de Áreas e Subáreas do Conhecimento da FAPESP, abrangendo os seguintes campos: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.
Estudantes pesquisadores do Time Olímpico de Iniciação Científica Júnior – TOINC da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira, participaram da Mostra Virtual e estão indo para a próxima etapa, a Presencial da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, onde será exposto duas pesquisas representantes da escola, sendo elas:

• MAPEAMENTO ESTATÍSTICO REFERENTE AO CONSUMO EXAGERADO DE SAIS DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+), E A LIGAÇÃO ENTRE A HIPERTENSÃO NO BAIRRO SANTA TEREZINHA DA CIDADE DE PEDRA BRANCA/CE: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA, EPIDEMIOLÓGICA E NUTRICIONAL – PROJETO CHAP.
Desenvolvido e exposto pelas alunas Geovana Alencar Rodrigues que cursa o 3º ano em Informática e Érika Mesquita que cursa o 3º ano em Enfermagem, ambas cursando o Ensino Médio/Técnico, a pesquisa consiste em uma pesquisa de campo realizada da população, onde visou saber a procedência e comportamento da hipertensão. Os dados locais serviram para a elaboração de palestras, oficinas e outras ações que representa como essa patologia está afetando a cidade entrevistada, principalmente o público mais jovem, que tem sido o alvo da doença na atualidade.

• SISTEMA AUTÔNOMO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUAL CONTAMINADA: UMA ALTERNATIVA TECNOLÓGICA, CORRETA E LIMPA PARA AS REGIÕES EQUATORIAIS E ÁRIDAS NORDESTINAS – PROJETO PRAEC.

Desenvolvido e exposto pelos pesquisadores Caio Lima dos Santos e Luiz Henrique Moreira, ambos formados como Técnicos em Informática e egressos do Ensino Médio/Técnico, onde os alunos desenvolveram um Sistema automatizado de baixo custo para tratamento de água residual contaminada. Uma solução inovadora e sustentável que visa purificar a água poluída proveniente de diversas fontes, como esgoto doméstico, efluentes industriais ou escoamento de chuvas contaminadas. O sistema foi projetado para ser acessível e eficiente, podendo ser aplicado em comunidades de baixa renda, vilarejos remotos ou áreas com infraestrutura limitada.

As pesquisas foram conduzidas sob a orientação dos professores Francisco Renato Moreira da Silva e coorientado pelo Prof. Ms. Rafael Saraiva da Silva, cuja liderança e apoio foram fundamentais para o desenvolvimento desses projetos inovadores.

Fonte: EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira/ Crede 14/ CEDEA.