O Estado do Ceará comemora 10 anos do MAISPAIC
14 de junho de 2017 - 13:57
O Estado do Ceará em 2007, criou o o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, com o objetivo de apoiar os municípios cearenses na melhoria da qualidade do ensino, da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.
Para que esse programa de política pública se efetivasse, foi necessário que os prefeitos assinassem um pacto de cooperação para alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o segundo ano do ensino fundamental.
Em 2011, o Governo do Estado estendeu as ações do programa e lançou o PAIC MAIS, e passou a atender as turmas de Educação Infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano.
O PAIC, passou a ser uma política pública nacional, quando o governo federal em 2012, cria o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Em 2016, a educação cearense mais uma vez se reinventa e sai na frente com uma nova versão do PAIC: o MAISPAIC para atender os alunos até o 9º ano do ensino fundamental.
No ano que comemoramos 10 anos do programa (2017), o governo do Estado vem se comprometendo com os municípios, oferecendo, dentre outras ações, apoio à gestão municipal, formação continuada para os professores da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, livros de literatura infantil para as salas de aula, e materiais didáticos para professores e alunos.
Aos 7 municípios que estão sobre a jurisdição da CREDE 14, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole, nossos agradecimentos pela parceria de estarmos trabalhando em prol dos estudantes cearenses.
Fonte: CREDE 14 / CECOM