Estudantes da CREDE 14 participaram do Projeto Ceará Científico em Fortaleza
20 de dezembro de 2016 - 17:58
Com o propósito de incentivar a produção científica e artístico-cultural no ambiente escolar, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu o Projeto Ceará Científico. A ação reuniu ideias inovadoras de estudantes de todo o Estado, em diversas áreas do conhecimento, contemplando múltiplas formas de expressão. Após passar pelas etapas Escolar e Regional, quatorze estudantes e oito professores compuseram a delegação da CREDE 14 que chegaram à fase Estadual, na qual foram apresentados os trabalhos melhor avaliados de cada região cearense. O evento teve início na quinta-feira, dia 15, e foi encerrado no sábado, dia 17, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) e mobilizou, ao todo, 700 participantes, entre estudantes, professores, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e de Secretarias Municipais de Educação (SME).
O Ceará Científico é resultado da fusão de dois eventos: a Feira Estadual de Ciências, que está na 10ª edição, e a Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual, que chega ao 6º ano. Com a união das ações, passou a se constituir das seguintes categorias: Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e suas aplicações; Robótica Educacional; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental; Educação Ambiental Científica; e Educação Ambiental Artístico-cultural. A iniciativa contou com a parceria da Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC); do Centro de Educação a Distância (CED) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece).
Premiações
A Solenidade de Premiação ocorreu na noite do sábado (17), premiando os trabalhos melhor avaliados, além de melhor banner, caderno de campo e apresentação por categoria.
O projeto “SEAGRO: Sistema de Estação Remoto Agrícola de Baixo Custo” da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira, recebeu duas premiações: o Segundo Lugar na Categoria Educação Ambiental Científica, credenciando-se para a feira internacional de ciências “Ciência Jovem”, e também Melhor Apresentação da categoria.
O projeto “Reinventando a Matemática” da EEB Francisca Josué de Souza Carneiro recebeu a premação de Melhor Apresentação da categoria Pesquisa Júnior.
Fonte: CREDE 14 / CEDEA