CREDE 14 realiza Formação em Tutoria Pedagógica, com Superintendentes.
8 de março de 2016 - 19:26
A Articuladora de Gestão, Fátima Barbosa, realizou, no dia 07 de março de 2016, mais uma etapa de formação em tutoria pedagógica para os superintendentes da CREDE 14. O objetivo da formação foi aperfeiçoar os conhecimentos acerca da tutoria pedagógica.
As temáticas trabalhadas foram: revisão do conceito e conteúdos da tutoria pedagógica, objetivos, Princípios da Tutoria Pedagógica – aplicabilidade na prática e estratégia de observação, questionamento e roda de conversa.
Metodologia desenvolvida: Leitura comentada dos princípios da tutoria com aprofundamento de como aplicar os princípios na tutoria pedagógica; Vídeo: observação de aula; questionamento e atividade de observação: o que você viu e ouviu durante a aula com registros a partir de evidências com socialização através de roda de conversa com as percepções de cada um.
Estudos e atividades para a próxima formação:
1) produção de reportagem sobre as temáticas abordadas;
2) com base em evidências, registrar um fato que aconteceu por ocasião das visitas que o superintendente gostaria de dar feedback para o diretor.
Os superintendentes apontaram como pontos fortes da formação: a retomada dos estudos, a participação de todos, a metodologia e estudo do guia de tutoria. Como sugestões: aprofundar estudo com o PALE e a prática de feedback.
Fonte: CREDE 14 / CEDEA