Ações da escola fenelon para o programa geração da paz, nesse mês de setembro
25 de setembro de 2015 - 12:41


Neste mês de setembro, em que se comemora o aniversário de cinco anos da implantação do Programa Geração da Paz no Estado Ceará, a Escola Fenelon realizou diversas ações em alusão a esse tema. Iniciou-se no dia 5 com uma apresentação no Desfile da Independência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com a participação das demais escolas, onde apresentamos uma importante ação realizada pelos próprios alunos que foi a elaboração de um Plano Estratégico para Manutenção da Paz na escola, nas famílias e na comunidade. Inspirado neste programa, foi criado um projeto com o tema A PAZ NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, por um grupo de alunos do 2º A Manhã, sob a orientação da professora Germana Moreira, para exposição na Feira de Arte, Ciência e Cultura que acontecerá no mês de Novembro.
Nesta semana de 21 a 25, por ocasião dos planejamentos coletivos, houve a entrega do manual impresso da Fundação Demócrito Rocha-Direitos Humanos e Geração da Paz a todos professores da escola. Em seguida, foi promovido um momento de Meditação sobre a Paz Interior com os professores e a leitura da Carta do Secretário Maurício Holanda Maia para todas as escolas da rede estadual que aderiram a esse programa. Ainda durante a semana, foi realizada uma palestra com um grupo de alunos do turno manhã, ministrada pelo Padre José Batista, auxiliar da Paróquia de Solonópole, ocasião em que os jovens foram convidados a refletir sobre a falta de paz individual e social que tanto inquieta as novas geraçãoes e foram despertados para a necessidade de buscar a sua própria paz e promover a paz nos ambientes em que habitam.
Através do Program Geração da Paz, a Escola Fenelon tem, cada vez mais, intensificado o trabalho com o tema, oportunidade para despertar toda a comunidade escolar e, principalmente, os nossos jovens estudantes para a importância de desenvolvermos uma CULTURA DE PAZ numa sociedade que apresenta constantemente as mazelas de pequenas e grandes guerras causadas por diversos fatores da era moderna em que vivemos.
Fonte: EEM Fenelon Rodrigues Pinheiro