Pedra Branca é uma escola nota 10

10 de julho de 2013 - 14:44

                                                                 

Fórmulas ou fôrmas não dão conta da vastidão de elementos que compõem a educação, mas municípios cearenses como Pedra Branca, a 261,6 quilômetros da Capital, com sucessivos resultados positivos na área, podem ter indicativos do que faz a diferença para o desenvolvimento das crianças e dos níveis da educação.

Nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2012, anunciado no último mês, Pedra Branca ficou entre os 10 primeiros na avaliação do 2º ano (Spaece-Alfa) e do 5º ano.

Já no Prêmio Escola Nota 10 do 2º ano, a cidade contabilizou sete escolas entre as 150 premiadas, cinco delas nos 20 primeiros lugares. O colégio que encabeça o ranking do Prêmio do 2º ano é a Joaquim Viana de Lima, localizada no distrito de Baixio, a mais de 16 quilômetros de estrada carroçável de Pedra Branca. A escola possui 110 alunos em sistema de período integral, em que o contraturno é utilizado para reforço e atividades extras.

Em uma comunidade sem um forte hábito da leitura, o convívio diário e intenso com letras e livros desde o início do processo escolar é recurso usado para que as crianças entrem no mundo da alfabetização de forma mais leve, indica o diretor da unidade, Amaral Barbosa.

5º ano

A escola Lourenço Marques de Mesquita lidera o Prêmio do 5º ano, feito alcançado pela turma do professor Jacó Alvelino. Ele aponta que os resultados são uma consequência da qualidade da formação dos alunos desde a entrada na escola. No cotidiano dos estudantes do 5º ano, em que são cobradas competências de português e matemática na prova do Spaece, Jacó utiliza a criatividade, a simplicidade, a literatura de cordel e a proximidade dos estudantes como maneiras de efetivar o aprendizado.

Os gestores ouvidos pelo O POVO citam a importância do Prêmio, mas ressaltam que todas as turmas (não só as que concorrem à premiação) são trabalhadas no quesito da qualidade e acompanhamento contínuo, o que dá à educação de Pedra Branca resultados positivos e duradouros, com alunos desenvolvendo suas competências ao longo da vida escolar, resultado de uma base qualificada e comprometida.”

 

Fonte: Diário O Povo