AÇÕES DO “GERAÇÃO DA PAZ” SÃO FORTALECIDAS NA EEEP DE SENADOR POMPEU

25 de abril de 2013 - 16:28

 

               EEEP2

 

          EEEP1      EEEP3

A  escola de tempo integral é um dos cenários onde a vida jovem pulsa com muita energia e entusiasmo. Nela espaço e tempo ampliam-se para promover também a missão espiritual da educação: formar um jovem com sentimento de humanização, que cuida com delicadeza de si, do outro e da natureza.

No contexto dos trabalhos voltados a Geração da Paz, a EEEP de Senador Pompeu há dois anos conjuga o verbo “pazear” no cotidiano sob a premissa do Programa Geração da Paz. A repercussão produtiva desta ação educativa reflete-se tanto nos pequenos gestos de cuidado mútuo  na convivência diária quanto no significado que confere mensalmente à celebração da data. A propósito, o dia 22 deste mês coincidiu com a acolhida da comunidade escolar na segunda-feira; assim, todos foram recepcionados no pavilhão com as músicas das “Bandas Rappa e Novo Som”, respectivamente: “A Paz que não quero e Herói dos heróis”. Em seguida, a Coordenadora Pedagógica e uma aluna do 2º ano  do Curso de Redes de Computadores fizeram uma leitura e posterior reflexão de uma oração de Madre Tereza de Calcutá e do texto da filosofia Ubuntu -páginas 82 e 86 do Fascículo 6 – Curso Direitos Humanos e Geração da Paz da Fundação Demócrito Rocha.

A reflexão prosseguiu em sala – na 1ªaula, numa integração ao Projeto “A cor da nossa cultura” (cuja culminância acontece no dia 20 de cada bimestre, com base na Lei nº 10.639/2003) com os eventos gerando debates sobre a valorização da pluralidade étnica e diversidade cultural, um encontro com os valores que permitem uma convivência de respeito e administração no fortalecimento da Cultura da Paz.

 

   Fonte: EEEP de Senador Pompeu / Leninha – Coordenadora Pedagógica