Identidade Organizacional
Missão
Garantir educação básica com qualidade social, focada na emancipação e no desenvolvimento integral de todas/os as/os estudantes.
Visão
Ser Reconhecido por garantir uma educação integral, em tempo integral, equânime e com qualidade social.
Valores
• Equidade;
• Inclusão;
• Excelência;
• Democracia;
• Transparência;
• Ética;
• Sustentabilidade;
• Cultura de Paz
Desafios 2024 – 2027
Desafio 1: Educação em Tempo Integral Universalizada.
Desafio 2: Aprendizagem entre as melhores do país.
Desafio 3: Aprendizagem mais inclusive e equitativa.
Desafio 4: Gestão Mais Inovadora e Sustentável.
Desafio 5: Estudantes com mais oportunidades.
Desafio 6: Profissionais da educação mais valorizados
Competências da Seduc
I – definir e coordenar políticas e diretrizes educacionais para o sistema de ensino médio, comprometidas com o desenvolvimento social inclusivo e a formação cidadã;
II – garantir, em estreita colaboração com os municípios, a oferta da educação básica de qualidade para crianças, jovens e adultos residentes no território cearense;
III – estimular a parceria institucional na formulação e implementação de programas de educação profissional para os jovens cearenses;
IV – assegurar o fortalecimento da política de gestão democrática, na rede pública de ensino do Estado;
V – promover o desenvolvimento de pessoas para o sistema de ensino, garantindo qualidade na formação e valorização profissional;
VI – estimular o diálogo com a sociedade civil e outras instâncias governamentais como instrumento de controle social e de integração das políticas educacionais;
VII – assegurar a manutenção e o funcionamento da Rede Pública de Ensino Estadual de acordo com padrões básicos de qualidade;
VIII – desenvolver mecanismos de acompanhamento e avaliação do sistema de ensino público, com foco na melhoria de resultados educacionais;
IX – promover a realização de estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento do sistema educacional, estabelecendo parcerias com outros órgãos e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais;
X – exercer outras competências necessárias ao cumprimento de suas finalidades nos termos do regulamento;
XI – garantir a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
XII – garantir o pluralismo de ideias, de concepções pedagógicas e de manifestação de opiniões na rede pública de ensino estadual.