Regional Crede 14 divulga resultado das indicações do Festival Alunos que inspiram na fase regional por categoria.

12 de junho de 2024 - 10:20

João Paulo Gonçalves de Brito – Fotos e Texto

No último dia 11/06/2024, a Crede 14 com muita alegria divulgou o resultado das indicações ao FAQI-2024 na fase regional! Parabenizamos todos os estudantes, professores, núcleo gestor e toda a comunidade escolar participante da VIII edição do FAQI 2024. Foi uma competição acirrada, repleta de talento e dedicação. Mais que competir, é aprender que a partir de processos educacionais o projeto promove a disparidade do protagonismo estudantil e escolar! Formando jovens para a vida e as boas relações comunitárias.
” Desde 2016, o Festival Alunos que Inspiram tem sido realizado anualmente como uma iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Seu propósito é identificar, valorizar e promover a divulgação da produção artística e cultural dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino do Ceará”. Texto extraído do perfil da SEDUC.

Em 2024, a Seduc propõe um conjunto de ações ligadas à temática da Equidade de Gênero e proteção às mulheres. Entendemos que é preciso promover o debate acerca da implementação de práticas educativas que contribuam para a compreensão e valorização da equidade de gênero, de forma que sejam permanentemente fortalecidas junto à comunidade escolar.

Os últimos anos foram marcados pela homologação de leis que garantem o ensino sobre a equidade de gênero e a proteção às mulheres nos currículos escolares do Brasil, a exemplo da Lei 14.164/2021, sancionada em 24 de dezembro de 2021, que determina que os currículos da educação básica incluam o debate sobre os direitos
das mulheres, a violência contra a mulher, o empoderamento feminino e a igualdade entre homens e mulheres.

RESULTADOS

No Estado do Ceará, a Lei 17.170/2020 garante a equidade de gênero e a proteção às mulheres nos currículos escolares do Estado. Sancionada em 9 de janeiro de 2020, altera a Lei 11.170/1986, criando o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e incluindo a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

Fonte: SEDUC/AGI/CEDEA