Regional Crede 14 realiza o II FACE – Fortalecimento dos Coordenadores Escolares com temática norteadora: Os caminhos para a Aprendizagem e o desenvolvimento pleno do Estudante focando no uso da Avaliação como instrumento de apoio pedagógico.

5 de junho de 2024 - 14:39

No último dia 04/06/2024, a Regional Crede 14 realizou o II FACE – Fortalecimento dos Coordenadores Escolares. A formação foi marcada como um passo significativo na valorização e desenvolvimento dos coordenadores/as escolares da região e pertencentes a jurisdição da Crede 14. Para os formadores, coordenadores e Professores Amadeu Érico Alves Braga e Aristóteles Pinheiro Silva, um dos pontos altos do II FACE foi o compartilhamento de práticas entre os coordenadores. Este momento permitiu a troca de experiências e ideias inovadoras que podem ser aplicadas no cotidiano escolar, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e eficiente.

As Professoras e Técnicas da SEDUC, Iane Terceiro Nobre (Coordenadora da COGEM/SEDUC) e Kelem Carla Santos de Freitas, (Coordenadora da COADE/SEDUC) destacaram a importância da educação continuada como um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional dos coordenadores/as escolares e estudantes. Elas enfatizaram que a constante atualização e aprimoramento das habilidades educacionais são essenciais para enfrentar os desafios diários e alcançar as metas estabelecidas.
Em sua fala, Iane Nobre ressaltou o uso do Khan Academy como uma ferramenta poderosa no processo de educação continuada para os estudantes da rede estadual. De acordo com ela, a plataforma oferece uma ampla gama de recursos educativos que podem ser utilizados tanto por professores quanto por alunos, facilitando o aprendizado e promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e interativo, e promoveu uma experiência “particular” ao afirmar que seu filho aprendeu cada vez mais ao utilizar a ferramenta de forma eficaz.
Iane Nobre e Kelem Freitas afirmaram que a integração dessas ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar não apenas potencializa o ensino, mas também contribuem significativamente para o crescimento e alcance das metas educacionais. Elas acreditam que, ao incorporar o Khan Academy e outras tecnologias educacionais, os coordenadores/as e professores podem desenvolver estratégias mais eficazes para o ensino, promovendo uma educação de qualidade e preparando melhor os estudantes para os desafios futuros.

O Orientador da CEDEA, Prof. Paulo Nogueira Júnior, e o Coordenador da Crede 14, Prof. Cristiano Vitoriano Costa, proferiram uma fala inspiradora sobre a importância da educação e do compartilhamento de práticas entre as escolas. Eles ressaltaram como essa troca de experiências é benéfica para o fortalecimento das ações educacionais e para a melhoria contínua do ensino.
Em suas palavras, Prof. Paulo Nogueira Júnior destacou que o compartilhamento de práticas bem-sucedidas entre as escolas permite que todos os educadores aprendam uns com os outros, promovendo um ambiente de cooperação e crescimento mútuo. Ele enfatizou que essa abordagem colaborativa nunca deixará de ser essencial para enfrentar os desafios do cenário educacional atual e para atingir as metas estabelecidas.
Prof. Cristiano Vitoriano Costa complementou, afirmando que o “mesclar” de ideias e estratégias entre os coordenadores/as escolares é fundamental para a inovação no ensino. Ele mencionou que, ao unir forças e compartilhar conhecimentos, as escolas podem desenvolver soluções mais criativas e eficazes para os problemas comuns, beneficiando diretamente os estudantes e toda a comunidade escolar.
Além disso, pautaram as novas metas e desafios para este ano e semestre. Eles destacaram a importância de focar na formação continuada dos educadores, no uso de tecnologias educacionais, como o Khan Academy, e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras para melhorar os resultados educacionais e alcançar os objetivos propostos. Bem como ao longo do dia de formação, os professores responsáveis pelo II FACE, promoveram uma rotina de estudos que foi fortalecedora para o enriquecimento do evento.

Mais que especial, cabe ressaltar o início do evento que foi marcado por uma apresentação espetacular, elogiada por todos e conduzida pela Professora e Coordenadora da EEM Fenelon Rodrigues Pinheiro, Reginalda Silva, sua abertura destacou a temática norteadora da SEDUC, estabelecendo o tom para as atividades e discussões subsequentes.
Com um discurso inspirador, participação de todos os presentes interagindo com recursos das artes visuais na dinâmica de abertura, Prof. Reginalda Silva enfatizou a importância da força feminina dentro da sociedade, convidando a tod@s ali presentes, se tornarem seres “feministas” e/ou se colocarem no espaço feminino para defender as mulheres que tanto sofrem diferentes tipos de violência em suas rotinas. Cabe ressaltar as diversas atividades que ocorreram ao longo do tempo, que podem ser visualizadas no Instagram da Crede 14.

Ao finalizar a formação o Professor e Coordenador da Regional Crede 14, Cristiano Costa de Oliveira concluiu sua fala incentivando todos os coordenadores e educadores a aproveitarem ao máximo o conteúdo do evento, para o fortalecimento das ações que já são executadas na rotina escolar, e ainda as que estão surgindo e ganhando forma nos próximos dias, que devem ser implementadas pela SEDUC, todos podem contribuir significativamente para a ascensão das metas educacionais e para o enfrentamento dos desafios deste ano.

Clique e veja mais registros.

Fonte: AGI/CEDEA.