EEEP José Augusto Torres realiza ação e prática exitosa: III Fórum Intercolegial DOS Grêmios Estudantis.

13 de maio de 2024 - 17:04

No dia 10 de maio de 2024, foi realizado o III FÓRUM INTERCOLEGIAL DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS. O evento foi idealizado pelo Grêmio Estudantil Humaitá (Voz da Juventude) em parceria com a EEEP Professor José Augusto Torres.
O evento ocorreu no auditório da referida escola e contou com a participação dos técnicos, Aline Cristhina Silva Muritiba e Rogers da Silva Bezerra, representando a COPES-SEDUC, onde enfatizaram a importância de ações como Fórum de Grêmio no sentido de fortalecer o protagonismo estudantil de forma organizada e responsável.
Helton Souza, gestor da escola presente ao momento, agradeceu a presença dos técnicos da SEDUC-COPES, do Coordenador da CREDE 14 e dos representantes gremistas, e em seguida desejou um bom evento a tod@s, destacou que sabe da dificuldade de atuação do Grêmio Estudantil quando não há uma parceria entre gestão escolar e o grêmio, ainda disse acreditar que uma escola pode ser mais atrativa quando os/as alun@s desenvolvem o seu protagonismo.

Cristiano Vitoriano, Coordenador da CREDE 14, enfatizou a satisfação de ver o protagonismo acontecendo na prática, em um evento pensado e executado por estudantes comprometidos e engajados ao protagonismo. Destacou ainda que o discurso precisa ser efetivado nas práticas cotidianas, para além dos espaços educacionais da escola.

Ao longo do dia foram realizadas quatro palestras com seguintes representações da sociedade civil, Sra. Jamine Borges, Secretária de saúde de Milhã, Sra. Solange Neres, representante da Marcha das Margaridas e sindicalista, Sra. Cynthia Carvalho, da ONG Animus e Sra. Morena Rosa, mulher trans e professora efetiva da rede municipal. Todas abordaram sua trajetória de vida e as dificuldades que enfrentaram enquanto mulheres em um mundo marcado pelo machismo e sexismo, além de destacarem como é o cotidiano e as dificuldades das mulheres nas suas respectivas áreas de atuação.

Após as palestras foram organizados grupos de estudos com o objetivo de apresentar propostas que ajudassem para um mundo com mais equidade de gênero e empoderamento feminino. O encerramento ocorreu a partir da leitura de todas as propostas de cada grêmio estudantil para que fosse construído um documento onde todos assinassem como compromisso final .

FONTE: EEEP JOSÉ AUGUSTO TORRES – SENADOR POMPEU CE.