CECOM/Crede 14 realiza o I Fórum de 2024, promovendo convivências educacionais entre os municípios com compartilhamento de ações exitosas

21 de março de 2024 - 10:34

No dia 13 de março de 2024, a Regional CREDE 14 teve o privilégio de sediar o I Fórum da CECOM/CREDE 14, um evento que marcou a promoção da educação na região. Este fórum representou um espaço de valor inestimável, reunindo diversos membros da comunidade educacional para discussões profundas e construtivas sobre as etapas fundamentais da Educação.
Com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental como pontos centrais, o fórum enfatizou a importância da colaboração entre a Regional CREDE 14, a SEDUC e os municípios envolvidos. Esta parceria é crucial para garantir que nossos jovens recebam a educação de qualidade que merecem, preparando-os para um futuro próspero.

Importante destacar e reconhecer as contribuições significativas de cada município representado. Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole demonstraram um compromisso exemplar com a educação de qualidade, evidenciado por suas práticas inovadoras, engajamento comunitário e parcerias eficazes.
Agradecemos sinceramente a cada município por compartilhar suas experiências e por sua colaboração contínua na busca por uma educação de qualidade para todos os nossos alunos. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante e promissor para nossa região.

Além do I Fórum da CECOM/CREDE 14, no mesmo dia, ocorreu uma reunião na sala da CECOM com os técnicos Cláudio e Andressa, responsáveis pelo SIGE Escolas / SAAP / Diário Online. Esta reunião foi uma oportunidade valiosa para discutir questões técnicas e operacionais relacionadas a essas importantes ferramentas educacionais. A colaboração e o diálogo entre os técnicos e os representantes dos municípios presentes destacaram a importância de uma infraestrutura sólida e de sistemas eficazes para apoiar o processo educacional. O SIGE Escolas, o SAAP e o Diário Online desempenham um papel crucial na gestão escolar, na análise de dados e no acompanhamento do desempenho dos alunos, contribuindo significativamente para a melhoria contínua da qualidade da educação em nossa região.

Em seguida após o almoço houve Pauta com a Secretária Executiva Emanuelle Grace que em sua fala expressou que acredita firmemente que a educação é o alicerce de uma sociedade próspera e justa. É por meio dela que moldamos mentes crianças e jovens, cultivamos talentos e capacitamos indivíduos para
alcançarem seu pleno potencial. No entanto, reconhecemos que este empreendimento não pode ser alcançado isoladamente. É necessária uma abordagem colaborativa e solidária entre os municípios para alcançarmos resultados significativos. A boa relação entre os municípios é essencial para o progresso educacional. Quando compartilhamos recursos, conhecimentos e experiências, fortalecemos todo o sistema educacional. A troca de ideias e práticas entre os diferentes contextos enriquece nosso entendimento e nos capacita a enfrentar os desafios comuns com criatividade e resiliência.

Dando sequência no fórum a Orientadora da CADIN Erika Laurentino reafirmou que nossa missão vai muito além de transmitir conhecimentos acadêmicos. Estamos comprometidos em cultivar habilidades essenciais, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resiliência, que são indispensáveis para o sucesso em qualquer campo ou profissão, principalmente junto as nossas crianças. Mais do que isso, buscamos inspirar nossos alunos a se tornarem cidadãos conscientes, éticos e engajados, capazes de contribuir positivamente para suas comunidades e para o mundo.

Como Orientadora da CECOM, é uma honra ver o comprometimento e a paixão de cada um de vocês pela educação. Suas ideias inovadoras, perspectivas únicas e iniciativas proativas são verdadeiramente inspiradoras e fundamentais para o avanço da nossa missão educacional. Agradeço a cada um por compartilhar seu conhecimento e experiência, tornando este fórum um espaço de aprendizado e crescimento para todos nós. Ao mesmo tempo, em nome da CREDE 14, gostaria de estender minha sincera gratidão a todos os municípios representados aqui hoje. Sua colaboração e compromisso com a excelência educacional são essenciais para o progresso de nossa região. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para nossos alunos e comunidades, e estou profundamente grato por sua dedicação contínua, ressaltou o Coordenador da Crede 14 e professor Cristiano Costa.

À medida que seguimos em frente, que possamos continuar a fortalecer nossos laços, compartilhar recursos e inspirar uns aos outros a alcançar novos patamares de excelência na educação. Juntos, podemos superar qualquer desafio e criar um impacto duradouro nas vidas de nossos alunos e nas futuras gerações, nosso muito obrigado a tod@s!

FONTE:AGI/CECOM