Crede realiza Lançamento das Cartilhas do Protagonismo Estudantil.: Cheguei Ensino Médio e Sou + Terceirão com estudantes da EEEP Professor José Augusto Torres, em Senador Pompeu.

6 de fevereiro de 2024 - 10:29

No último dia 02/02, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 14) realizou um evento especial na EEEP Professor José Augusto Torres, em Senador Pompeu CE. O lançamento das Cartilhas do Protagonismo Estudantil reuniu alunos do Ensino Médio, que celebraram o início de uma nova etapa de suas vidas educacionais. Com as cartilhas ‘Cheguei Ensino Médio’ e ‘Sou + Terceirão’, os estudantes foram incentivados a assumir um papel ativo em suas jornadas acadêmicas, promovendo o protagonismo e a participação ativa na comunidade escolar. Foi um momento de inspiração e motivação, onde os jovens foram encorajados a perseguir seus objetivos e fazer a diferença em suas próprias vidas e na sociedade.

No evento de lançamento das Cartilhas do Protagonismo Estudantil, realizado recentemente na EEEP Professor José Augusto Torres, em Senador Pompeu, o Orientador da CEDEA/CREDE 14, Paulo Jr., proferiu palavras inspiradoras sobre o papel fundamental da educação na rede escolar. Em sua fala, o professor Paulo Jr. destacou a importância de instigar nos alunos o gosto pelo estudo e o desejo de aprender. Ele enfatizou como esse engajamento pode moldar o futuro dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos. Foi um momento marcante que ressaltou o poder transformador da educação na vida dos jovens e na sociedade como um todo.

Presente a situação e evento a articuladora do Protagonismo Juvenil, Yres Stella, fez uma fala motivadora sobre a importância do envolvimento dos estudantes em todas as atividades da escola. Ela enfatizou a necessidade de participação ativa nos eventos escolares, no grêmio estudantil e nas diversas iniciativas promovidas pela comunidade escolar. Yres ressaltou como essa participação não só enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também fortalece o senso de comunidade e promove o desenvolvimento de habilidades de liderança e colaboração. Foi um momento inspirador que incentivou os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas escolas e comunidades.”

Ao palco desta jornada educacional, conseguimos perceber palavras sábias de Paulo Freire, que nos recordam da grande importância do envolvimento da comunidade escolar na construção do conhecimento e na superação de desafios. Como diretor, professor e gestor desta escola, Helton Xavier, reconhece que nosso sucesso não é apenas um feito individual, mas sim um esforço coletivo, uma sinfonia de vozes e vontades unidas em prol de um objetivo comum. Em nossas mãos, temos o poder de transformar vidas, de abrir portas para um futuro promissor através da educação. É com essa consciência que ele motiva cada membro desta comunidade escolar a se engajar ativamente, a trilhar esse caminho de aprendizado e crescimento. Somente juntos, com paixão, dedicação e solidariedade, podemos alcançar os êxitos que almejamos e superarmos os desafios que se apresentam na rotina. Ressaltou ainda “Que cada um de nós, inspirados pela conduta de Paulo Freire, nos tornemos agentes da mudança, como construtores de sonhos e guardiões do saber, para que possamos, juntos, escrever uma história de sucesso e transformação para esta escola e para nossa comunidade.

Aos professores/ educadores da EEEP Professor José Augusto Torres, enquanto Regional Crede 14, expressamos nossa profunda gratidão e admiração por cada um de vocês. Vocês são os arquitetos do conhecimento, os mestres que moldam mentes e corações, os guias que iluminam o caminho dos nossos alunos em direção ao futuro. Sabemos que o trabalho de um professor é repleto de desafios, mas também é carregado de oportunidades para fazer a diferença na vida de tantos jovens. Cada aula ministrada, cada gesto de apoio e encorajamento, cada momento de inspiração que vocês proporcionam é um passo em direção a um mundo melhor e mais promissor. Que possamos continuar a trilhar esse caminho juntos, com paixão, dedicação e comprometimento, guiados pela missão de educar e transformar vidas. Obrigado por tudo o que fazem, e que o brilho dos seus ensinamentos continue a iluminar o futuro dos nossos alunos e da nossa comunidade. Juntos, somos mais fortes e capazes de alcançar grandes feitos. Avante, professores da EEEP Professor José Augusto Torres, o mundo espera pelo impacto das suas lições e pela grandeza do seu trabalho!

FONTE: AGI/CEDEA